Avançar para o conteúdo principal

Benefícios do Xarope de bordo (maple syrup)

Você conhece o xarope de bordo?

O xarope de bordo, também conhecido como maple syrup é um produto extraído da seiva das árvores de ácer, que estão, majoritariamente, concentradas em regiões como o norte dos Estados Unidos da América e Canadá. Por meio de técnicas de preparação do xarope, é possível obter três tipos do produto, que são classificados pelos produtores como A, B e C.
Trata-se de um produto bastante utilizado na culinária, especialmente nas sobremesas, mas que apresenta muito mais benefícios do que um simples adoçante.

História


O processo de fazer xarope de bordo é uma tradição antiga dos índios norte-americanos, que faziam incisões em árvores e usam cascas de bétula para recolher a seiva. Quando os colonizadores chegaram à América do Norte, se encantaram com o adoçante natural ali produzido e desenvolveram outros métodos para simplificar o processo.

O xarope de bordo foi o principal adoçante usado pelos colonos das Índias Ocidentais e o seu valor era alto. Os xaropes são classificados em A, B e C e vêm em três cores: âmbar claro, âmbar médio e âmbar escuro.

As propriedades do xarope de bordo


O xarope de bordo possui um alto poder vitamínico e nutricional. A composição do produto é baseada em glicose, frutose, sacarose, múltiplas vitaminas (A, B, B1, B2, B5, B6…) e minerais como o cálcio, o ferro, o manganês, o potássio e o zinco.

Todos os nutrientes presentes nesse xarope ajudam a proteger o nosso organismo e a manter a saúde em dia. Estudo realizado com as folhas e a casca da árvore descobriu propriedades anticancro, antibacteriana e antidiabéticas.

Os benefícios


Entre os minerais presentes no xarope de bordo está o potássio, que é um componente que ajuda a manter a integridade das células do nosso corpo, além de estabilizar e equilibrar o coração e seus batimentos.

O xarope de bordo ainda contém uma elevada quantidade de cálcio. É fundamental manter um bom nível desse nutriente no organismo, para evitar que os ossos e os músculos sejam afetados com o decorrer do tempo.

Outro benefício deste produto dá-se devido à presença de magnésio, um mineral extremamente necessário para manter o funcionamento adequado dos músculos, nervos e outros tecidos, sendo essencial para realizar diversos processos metabólicos e bioquímicos no nosso organismo.


Comer alimentos ricos em antioxidantes deve estar no topo da lista de uma alimentação saudável. O xarope de bordo apresenta 54 antioxidantes diferentes bem conhecidos por seus benefícios à saúde. 

O xarope de bordo puro é um ingrediente superior ao açúcar branco para aumentar sua ingestão de antioxidantes. Por quê? Seivas de árvores são geralmente mais elevadas em atividade antioxidante do que adoçantes processado.

No geral, o consumo de xarope de bordo proporciona muitas vantagens ao nosso organismo, uma vez que auxilia em todas as suas funções.


Obs.: O maior inconveniente do xarope de bordo, para quem vive em Portugal e no Brasil, é seu preço e poder encontrá-lo com facilidade nas superfícies comerciais.