Avançar para o conteúdo principal

Frutas que emagrecem

Você conhece as frutas que ajudam na perda de peso?



A nossa alimentação deve ser o mais variada, equilibrada e completa possível. Para quem quer perde peso é necessário que a ingestão diária seja inferior aos seus gastos, no entanto, existem uma série de propriedades dos alimentos que podem ajudar a este objetivo, sejam por serem saciantes, ricos em fibra, por estimularem o metabolismo e reduzido índice glicémico, entre outros.

A fruta é um tipo de alimento rico em frutose (açúcar natural da fruta), água, vitaminas e minerais. No entanto, o teor destes nutrientes variam de fruta para fruta. Algumas propriedades das frutas podem ajudar na perda de peso. Indico 10 frutas que junto a uma alimentação equilibrada poderão colaborar na perda de peso:

1. Melancia -  é uma fruta bastante consumida na altura do verão devido a sua frescura. É constituída por cerca de 90% de água que ajuda na hidratação e possui um baixo teor calórico (cerca de 24 kcal por 100 g). É uma boa opção, para quem está a deejar perde peso, pois é bastante saciante.

2.  Maçã - possui um alto teor de fibra (9,5 por 100g), ajuda no trânsito intestinal e saciedade, reduz assim o desejo por alimentos menos saudáveis. É rica em crómio que tem sido evidenciado como um oligoelemento que ajuda a aumentar a massa magra e diminuir a massa gorda o que leva a perda de peso.

3. Pêra - possui baixo teor calórico (41 kcal por 100 g) e elevado teor de fibra  o que ajuda a manter a saciedade durante mais tempo. 85% da pêra  é água e tal como a melancia pode ajudar a hidratar. Possui ainda um alto teor de Vitamina C que é um potente antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres do nosso organismo.

4. Laranja - possui um baixo índice calórico (42 kcal por 100 g), é rica em Vitamina C e ajuda a colmatar o desejo de quem está a fazer uma dieta restritiva e não está a comer nenhum doce. Possui ainda um teor considerável de crómio, que colabora na perda de gordura corporal e aumento de massa muscular.

5. Tomate - embora seja bastante utilizado como um “vegetal” em saladas, ele é um fruto. Pode ajudar na perda de peso visto que é rico em antioxidantes e reduz a retenção de líquidos. É ainda rico em crômio.

6. Limão - é rico em antioxidantes, um ajudante natural contra a retenção de líquidos, pode fazer parte da sua alimentação para ajudar a perder peso e para o organismo ganhar mais saúde e vitalidade, seja na forma de infusão seja para temperar pratos.

7. Papaia -  é uma fruta que tem sido associada a uma redução do risco de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, promove ainda a redução do peso, é rica em fibra que ajuda na digestão  e diminui o risco de obstipação. A papaia contém uma enzima natural característica, que se chama papaína que participa na digestão da proteína.

8. Pêssego -  É uma fruta importante para a redução do peso devido ao seu alto teor em fibra, que ajuda na boa eliminação e evita a obstipação, possui ainda um efeito diurético devido a sua natureza alcalina.

9. Ameixa - é uma fruta com baixo teor calórico (36 kcal por 100 g), tem um elevado teor de água (89% é água), possui fibra que ajuda na regulação da digestão e do trânsito intestinal.

10. Melão - composto de 80% de água o que confere a essa fruta o poder de hidratação, rica em fibras o que garante o seu poder de eliminar toxinas do organismo e ajuda a desinchar, por
 ter poucas calorias , 30 Kcal em uma fatia média (100 gramas), o melão não engorda, ele  facilita a perda de peso

A Fruta pode ajudar na perda de peso devido as suas propriedades, entretanto a ingestão de frutas por si só não é suficiente para atingir esse objetivo. Para que ocorra uma redução do peso é necessário realizar uma alimentação adequada as suas necessidades físicas, aliada a prática de atividade física.

Baseado em texto do Holmes Place

Habitue-se a comer frutas nos intervalos das refeições e no pequeno-almoço (café da manhã)
Beijinhos nutritivos

Comentários

Enviar um comentário