Avançar para o conteúdo principal

Conselhos para cuidar do pâncreas

Vamos aprender a cuidar do nosso pâncreas?

O pâncreas é aquele órgão que apenas é lembrado quando sofremos alguma doença associada a ele. Assim que, é essencial saber um pouco melhor sobre esta glândula imprescindível que está situada atrás do estômago e é encarregada de secretar alguns sucos, que permitem a digestão dos alimentos. 

Alguns cuidados que ajudam na saúde do pâncreas
  •  Vegetais crucíferos são maravilhosos
Os benefícios do brócolos na prevenção de muitos tipos de cancro (câncer) já são muito falados . Consumir tanto o brócolos, quanto a couve-de-bruxelas, a couve-flor ou o repolho, é incrivelmente benéfico para proteger o pâncreas de um possível tumor. Prepare duas vezes na semana, um bom prato de brócolos cozinhado ao vapor e certamente terá o pâncreas protegido. Porém, caso sofra algum problema na tiróide, não é muito adequado consumir vegetais crucífero em grande quantidade.
  • Deixe de fumar
Se este for o seu caso, não tenha dúvidas, comece a deixar o cigarro, que dia após dia, está danificando sua saúde. A probabilidade de sofrer um cancro (câncer) de pâncreas é muito elevada em fumadores (fumantes). Então, o bom mesmo é parar de fumar definitivamenete.
  • Aprenda a desintoxicar o pâncreas
O pâncreas está encarregado de sintetizar uma série de enzimas essenciais que ajudam no processo de digestão dos alimentos. Quando o pâncreas está afetado ou quando as toxinas de uma alimentação incorreta o saturam, então nosso corpo começa a sofrer alterações e desequilíbrios hormonais, originando, por exemplo, o diabetes. O pâncreas deve ser desintoxicado para continuar saudável. Como fazer isso?

O processo é muito fácil, durante três dias por mês tente beber uns dez copos de líquidos por dia, incluindo também sumos e infusões recomendadas para o pâncreas. O líquido ajudará a renovar o organismo e a desintoxicar o pâncreas.

Tomar um duche (banho) quente todos os dias antes de ir dormir, esfregando a pele com uma esponja esfoliante ajudará também a estimular a circulação e reativará o funcionamento do pâncreas.

É importante também que durante estes três dias consuma uma alimentação rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango, tudo isso ajudará a desintoxicar o pâncreas e também a fortalecê-lo.
  • Sumos para fortalecer o pâncreas
Seu pâncreas agradece, enormemente, se você incluir em sua alimentação os seguintes sumos que permitirão manter o pâncreas em bom estado e regenerar suas funções. 
Os sumos de verduras são recomendados a ingestão pela parte da tarde ou como acompanhamento das refeições, enquanto que os sumos de frutas são ideais para as manhãs, mas um lembrete: os sumos devem ser ingeridos com o estômago vazio e não coma nada durante a meia hora seguinte. E atenção, não adicione açúcar aos sumos.

Sumo de couve, cenoura e alface
Uma chávena de couve de Bruxelas (já cozida ao vapor)
Um copo de sumo de cenoura
Meio copo de água
Um raminho de aipo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogénea, beba o sumo devagar e em pequenos goles. 

Sumo de Alcachofra e Aloe Vera (babosa)

Uma chávena de sumo de babosa (a polpa do centro, a parte mais gelatinosa)
Um coração de alcachofra macia (já cozida)
Meia chávena de água quente
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura bem homogénea. O sumo deve ser bebido fresco, ele terá também uma consistência espessa, mas é ideal para curar o pâncreas. 

Sumo de mamão e linhaça

Uma fatia grande de mamão
Uma colher de linhaça em pó ou em semente
Meio copo de água
Três amêndoas
Ideal para ser tomado pelas manhãs é bem simples de ser preparado, basta bater os ingredientes no liquidificador como os sumos anteriores. Tome a cada manhã e obterá não somente os nutrientes adequados para começar o dia, como também um meio para manter seu pâncreas saudável. 

Cuide de seu pâncreas!
Beijinhos nutritivos e continuação de uma semana feliz.

Obs.: Recomendações gerais. Para um melhor diagnóstico e tratamento procure um especialista em saúde e nutrição.

Comentários