Avançar para o conteúdo principal

Cuidado! Soja em excesso é contra-indicado

A soja contém naturalmente fitoestrogénios, substâncias que imitam a ação da hormona estrogénio dentro do corpo humano. Quando você ingere uma pequena quantidade destas substâncias o corpo se adapta sem alterações, mas em excesso estes fitoestrógenios causam desequilíbrio hormonal. Acontece que, os asiáticos são genomamente adaptados para o seu consumo, no ocidente além do hábito ocidental de consumir a soja em quantidades excessivas, a absoluta maioria da soja disponível é geneticamente modificada, e carregada de agrotóxicos. A soja geneticamente modificada contém muito mais fitoestrógenios do que a soja natural. Seu consumo agride o equilíbrio hormonal e pode conduzir à puberdade prematura e a uma série de doenças relacionadas ao excesso de estrogénios no decorrer da vida, nas mulheres quadros de TPM, miomatose uterina, aumento excessivo do fluxo menstrual, enxaqueca entre outras. Pesquisas ainda pouco divulgadas (afinal, não contribuem para a lucro da indústria) demonstraram que o uso de soja nas fórmulas de nutrição para bebes pode causar danos irreversíveis em seu sistema nervoso. 

A sugestão é não consumir produtos geneticamente modificados de qualquer espécie, e no caso da soja isto é particularmente difícil. A proteína isolada da soja, presente em suplementos para atletas e em diversos alimentos industrializados, assim como a proteína vegetal texturizada, ou carne de soja, são, sem exagero, venenos tóxicos para o sistema biológico humano. Os únicos produtos de soja recomendáveis são aqueles elaborados a partir da fermentação da mesma, tais como o missô, o tamari, o tempê e o nattô, os quais devem ser originados de grãos orgânicos, e não modificados geneticamente. Tofu não deveria ser usado como substituto para o queijo, mas, no máximo, ingerido em pequenas quantidades, como um condimento, assim como fazem as culturas asiáticas que deram origem a esta alimento. 

Cuidado, você pode estar sendo enganado mais uma vez pela indústria e pelos meios de comunicação! Quer resultados e performance para queimar gordura? Adote um estilo de vida e alimento com mais equilíbrio e sem excessos. 

Esteja atento e procure o equilibrio em sua alimentação
Beijinhos nutritivos
Baseado em texto do treinoiit