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5 Alimentos, chamados de superalimentos que beneficiam a sua saúde

Você gosta de beterraba, batata-doce, soja preta, açafrão-da-índia e óleo de coco?
Se a sua resposta é sim, você está num bom caminho pois consome alimentos que trazem benefícios a sua saúde.

BETERRABA - Alimento muito saudável com elevado poder antioxidante, devido à presença de betacaroteno e vitamina C, possui ação anti-inflamatória. Rico em nitrato, beneficia a saúde cardíaca e circulação. Além do nível de fibras que a compõem que também a torna num alimento muito útil para regular a função intestinal e o seu sumo, tomado diariamente, ajuda a reduzir a tensão arterial.
COMO CONSUMIR: Em sopas, saladas e tortas, em sumos e batidos, crua ou cozida, são varias as possibilidades de consumo.

SOJA PRETA - Pode ser encontrada em forma de feijão ou farinha, é uma boa aliada da saúde, sendo rica em vitaminas, minerais e fibras. Possui na sua casaca um antioxidante chamado antocianina, que é o responsável pela sua coloração scura, e que além de neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, colabora com a saúde do coração. Outros benefícios da soja preta é a sua ajuda na perda de peso, no combate ao mau colesterol e na diminuição das taxas de açúcar no sangue.
COMO CONSUMIR: O feijão pode ser usado em saladas e sopas, a farinha pode ser acrescentada a sumos, iogurtes ou usadas para fazer bolos e pães.

AÇAFRÃO-DA-ÍNDIA - Também conhecido como gengibre-amarelo, açafrão-da-terra ou curcuma,é uma das mais antigas especiarias orientais e a que dá ao caril a cor amarela e o seu sabor característico. Usado na culinária e na medicina indiana há milhares de anos, a ele se atribuem poderes antioxidantes, anticépticos e anti-inflamatórios, poderes que provêm dos seus componentes bioativos, especialmente os curcuminóides. A curcumina é também benéfica contra a depressão e a artrite.
COMO CONSUMIR: Pode ser usada para temperar pratos cozinhados de carne, peixe e legumes ou simplesmente para polvilhar (sem cozinhar) saladas, massas e legumes.

BATATA-DOCE -  Com baixo índice glicémico, a batata-doce auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular. Rica em vitamina A, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol total, ajuda na formação de colagénio, previne a anemia, regula a tensão arterial, reduz cãibras, graças ao ter de vitamina C e auxilia na digestão devido ao teor de fibras.
COMO CONSUMIR: A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata-doce é prepará-la cozida com casca, mas pode também assá-la, fazer puré e chips.


ÓLEO DE COCO - Considerado dois em um, pois trata por dentro e por fora. o óleo de coco pode ser usado na culinária com todos os benefícios para a saúde que o seu consumo implica (é antioxidante, combate o colesterol, melhora o sistema imunológico, regula a função intestinal) e pode ser usado também nos cuidados da pele e cabelo.
COMO CONSUMIR: Pode ser usado na cozinha, no preparo de cozinhados como substituição de  outras gorduras (azeite, óleo de girassol, ou outros). É ideal para fritar, assar e grelhar. Pode ser utilizado a temperaturas elevadas.
Experimente esses alimentos em suas refeições, você estará a fazer um bem a sua saúde.
Continuação de uma semana iluminada
Beijinhos nutritivos

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