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Os cereais são absolutamente desnecessários na alimentação?

               
No passado dia 08 de Outubro ocorreu na na cidade de Lisboa/Portugal o 3º Congresso Europeu de Nutrição Funcional,onde alguns mitos ou tabus alimentares foram abordados e desmistificados. Alguns deles diz respeito ao consumo de laranja à noite,os cereais serem desnecessários numa alimentação saudável e que os antioxidantes são prejudiciais para os desportistas.
A “nutrição funcional” - considerada a nutrição do século XXI - foca-se na deteção e correção dos desequilíbrios nutricionais de cada pessoa, vendo-a como única, mas tendo em conta que o seu organismo é um todo, consistindo numa abordagem preventiva e de tratamento de problemas crónicos de saúde através da deteção e correção de desequilíbrios bioquímicos que geram as próprias doenças.
Foi debatido vários temas alimentares, destacando-se alguns que contrariam ideias enraizadas na sociedade, como é o caso do tema “afinal devemos comer laranja ao deitar, entre outros alimentos amigos do sono" que deita por terra o provérbio "laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata”.
Um estudo publicado em 2013 no Journal of Pineal Research demonstrou que a ingestão de laranja aumenta as concentrações de Melatonina, a principal hormona responsável pelo sono o que invalida o mito sobre a laranja.
Ainda no que respeita a crenças alimentares, os cereais surgem na base da pirâmide alimentar e são tidos como fundamentais na alimentação, por serem o “combustível” do organismo, estando presentes em quase todas as refeições e em snacks nos intervalos.
Especialista diz que nada mais errado, na verdade, os cereais são absolutamente desnecessários, pois “do ponto de vista puramente nutricional, não existe nada nos cereais que os torne essenciais, pois todos os nutrientes existentes nos mesmos estão presentes em outros alimentos, incluindo fibra, vitaminas e minerais”, sendo que o seu teor em vitaminas e minerais é reduzido e a biodisponibilidade (quanto de facto absorvemos e aproveitamos) dos mesmos é baixa.
Em termos nutricionais, uma alimentação saudável deve recolher os hidratos de carbono das hortaliças (que simultaneamente têm oito vezes mais fibras do que os cereais), frutas (duas vezes mais fibras) e tubérculos.
As consequências de uma alimentação fortemente baseada em cereais, sobretudo os refinados, são risco acrescido de diabetes tipo II, de doença cardiovascular, de progressão de alguns tipos de cancro (mama, próstata e cólon) e de algumas doenças inflamatórias e metabólicas.
Outra “surpresa” do congresso foi que os “suplementos antioxidantes diminuem a eficácia do exercício físico”, ou seja, a prática de exercício físico “induz adaptações que melhoram a nossa saúde e resistência a diversas patologias”.
De acordo com especialistas "uma dessas adaptações consiste na produção endógena de proteínas antioxidantes, que nos vão ‘proteger’ não apenas de futuras sessões de exercício, como de vários outras agressões às quais somos expostos (como tabaco e poluição)”.
O que acontece é que o recurso a suplementos antioxidantes vai diminuir a produção de antioxidantes endógenos e outras adaptações que melhoram a saúde e o rendimento desportivo, aconselha-se antes a ingestão de “quantidades fisiológicas de vitamina C e E através de fruta, hortaliças e oleaginosas”, para garantir “um aporte adequado dos nutrientes necessários para a produção e ação dos antioxidantes que nós próprios produzimos”.
Baseado em texto do Expresso
Sobre alimentos e nutrição têm-se descoberto e derrubados vários mitos, tabus e muitos outros ainda irão ser desmistificados ao longo do tempo. Porém, o que sempre fica é o essencial, aquilo que digo, constantemente, o bom senso e equilibro na hora de fazer as suas escolhas, quer seja alimentar ou em outra área qualquer da vida. 
Sobre o mito da laranja e de outras frutas muitos já sabem. Mas, as conclusões sobre os cereais são novas, penso que eles podem sim continuar a fazer parte de uma boa alimentação, é só saber escolher os menos refinados e, necessariamente, não tê-los como única fonte de hidratos de carbono e nem consumi-los sempre e em quantidades exageradas.
Tudo vai do sentir o que é melhor para seu corpo, sua saúde.
Agora você irá deixar de consumir cereais? Eu, não!
Continuação de dias felizes
Beijinhos nutritivos