Avançar para o conteúdo principal

Farinha de maçã - Benefícios, como fazer e usar

As farinhas chamadas funcionais, especialmente as originadas da casca de frutas, trazem inúmeras vantagens e benefícios ao corpo humano. As cascas de alguns alimentos possuem propriedades tão benéficas à saúde quanto a polpa, e uma das formas mais eficazes de aproveitar todos os nutrientes das cascas é o consumo na forma de farinha. Coloridas e bastante nutritivas, elas são fontes de fibras naturais que auxiliam principalmente no bom funcionamento do organismo, regulando o intestino.
A farinha de maçã é muito utilizada por ser saborosa, pela presença de nutrientes e fibras. A casca da maçã tem propriedades importantes para a saúde. Os benefícios da farinha de maçã estão relacionados principalmente com a presença de fitoquímicos que reduzem o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a saciedade e diminuir a fome.
Alguns benefícios da farinha de maçã
Promove a saciedade;
Elimina toxinas;
Melhora o funcionamento intestinal;
Reduz desgaste muscular;
Evita a obesidade;
Reduz o colesterol ruim;
Equilibra os níveis de açúcar;
Combate o câncer;
Reduz a gordura corporal;
Diminui as chances de doenças do coração
Como fazer a farinha de maçã caseira?
Embora exista disponível no mercado, também é possível preparar a farinha de maçã em casa. Para isso, a primeira coisa que se deve fazer é higienizar bem as frutas. Depois, separe as cascas de 6 maçãs e leve-as ao forno pré-aquecido até secarem. De vez em quando, mexa com uma colher para não queimar. Quando estiverem secas, retire-as do forno e deixe esfriar. Bata as cascas no liquidificador até que virem farinha. Depois, basta guardar em um frasco esterilizado e manter em local seco, longe da umidade.
Como usar?
A farinha pode ser consumida em saladas de vegetais, saladas de frutas, iogurtes, batidos, sumos, no leite ou acrescentada nas refeições como complemento de alguns pratos. Outra opção é enriquecer receitas de bolos, tortas e doces com o alimento funcional. 
Como a farinha ajuda a diminuir a fome, o ideal é ingerir uma colher de sopa, duas vezes ao dia antes das principais refeições ou mesmo durante a refeição junto com a comida.
Receita de batido de banana com farinha de maçã
Ingredientes:
200 ml de bebida vegetal de arroz (gelada) ou leite;
1 banana;
1 colher de sopa de farinha de maçã.
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir imediatamente.CEEPORT
Continuação de uma semana feliz
Beijinhos nutritivos

Comentários