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Uso do Pedómetro como auxilio no emagrecimento

O que é um pedómetro?
É um aparelho simples, prático e pouco dispendioso que permite monitorizar a actividade física através da contagem dos passos dados, da edição da distância percorrida e do cálculo das calorias despendidas durante o dia a dia. Estes dados permitem classificar se a pessoa é ou não activa e possibilitam o planeamento de um programa ou a simples adopção de pequenas estratégias para aumentar o nível de actividade física das pessoas sedentárias ou pouco activas.
• Como utilizar o pedómetro?
O pedómetro deve ser colocado na cintura, preferencialmente na região lateral por cima da crista ilíaca. Pode ser fixo ao cinto, ao cós das calças, ou por dentro das mesmas, junto ao corpo ou roupa interior – o objectivo é que esteja perto dos ossos da bacia para assim detectar os movimentos destas ao caminhar. A utilização no bolso não é totalmente fiável.
• Quando utilizar um pedómetro?
O pedómetro deve ser utilizado durante todo o dia, com excepção para o período de sono e para as actividades em meio aquático (tomar banho, hidroginástica, natação), uma vez que o aparelho não é à prova de água.
Qualquer pessoa que queira perder peso pode utilizar um pedómetro. Pode ser utilizado em qualquer altura e assim saber se é uma pessoa ativa ou não, podendo fazer alteração no seu dia-a-dia para se mexer mais e gastar mais calorias ao longo do dia.
• Como analisar os resultados?
Consoante o número de passos que der ao longo do dia, pode perceber qual o seu nível de actividade e utilizar este aparelho para ser mais activo(a) e gastar mais calorias todos os dias.
Sedentário <5000 --="" 10000="" 12500="" 5000="" 7500="" aceit="" actividade="" activo="" activos="" f="" muito="" passos="" reduzida="" sica="" vel=""> 12500 passos
O aconselhado é usar o pedómetro durante uns dias (uma semana por exemplo) e depois fazer a média de passos por dia. Assim ficará a saber quantos passos dá por dia. Depois terá que definir um novo objectivo para a semana seguinte. Procure aumentar entre 500 a 1.000 passos por dia, e ao fim de poucas semanas já conseguirá estar no mínimo recomendado: 10.000 passos.
• Orientação para uma pessoa sedentária aumentar o número de passos:
1ª Semana = 24.500 passos /7 = 3.500 passos/dia
Objectivo para a 2ª semana: Aumentar a média diária em pelo menos 500 passos (Meta: 4000 passos/dia)
Objectivo para a 3ª Semana: Aumentar a média diária para 450 passos, e assim sucessivamente.
É importante, também, manter um registo do nº de passos diários (um diário pessoal da actividade física, de sua caminhada/passos), pois assim pode ter uma percepção mais correcta da sua progressão.
Como avaliar a fiabilidade de um pedómetro?
Para perceber se o pedómetro é fiável se pode comparar os valores obtidos com os recomendados.
Contes os passos que dá e quando terminar veja os resultados apresentados para ter uma ideia da fiabilidade ou não do aparelho.

Então, vamos caminhar contando os nossos passos?
Continuação de uma semana feliz
Muito amor e muita luz
Beijinhos nutritivos