Avançar para o conteúdo principal

Um novo olhar sobre a nutrição - Dia mundial de combate a obesidade

Um novo olhar sobre a nutrição no dia em que se comemora o dia mundial de combate a obesidade.
Como nutricionista, atualmente, já não encaixo-me nos velhos modelos, padrões e meios utilizados para que as pessoas possam atingir os seus objectivos, em questão de emagrecimento. 
Não quero dizer que os conhecimentos adquiridos não sejam válidos, mas que esses estão a ser melhorados, complementados e/ou superados por outros de maiores alcances, eficácia e evolução. Porém, ainda "engatinho" nesse novo olhar, mas sinto que ele é o caminho há ser vislumbrado por muitos num futuro que já é presente, hoje. 
Aprendi, como profissional, se não ver no individuo, que procura os meus serviços, mais além do que um corpo acima do peso que pede-me orientações de como melhorá-lo, tudo que eu fizer pode tornar-se inútil para que ele alcance os resultado pretendidos.
Trabalhar além do corpo é ver o que está influenciando essa pessoa mental, emocional e espiritualmente para a manutenção do seu sobrepeso ou obesidade, quando não se trata de um quadro diagnosticado como consequência de um distúrbio metabólico. 
Questionar a pessoa sobre o que, verdadeiramente, deseja diante do seu quadro nutricional e pedir para que ela seja sincera, primeiro consigo mesma e depois com o profissional pode levar a bons resultados no processo do tratamento.
É preciso orientar aqueles que desejam perder peso e a todos que desejarem uma alimentação saudável, a cerca da possibilidade de uma auto gestão nutricional com o desenvolvimento e manutenção de uma consciência alimentar individual.
Começar a incentivar as pessoas a saírem de uma matrix, criada em volta do mundo das dietas e tudo que o cerca, é um grande desafio, mas, acredito que aos poucos estamos acordando e despertando para essa nova realidade na área da nutrição e alimentação, e em outra área da vida.
Continuação de dias felizes com mais consciência alimentar.
Muito amor e muita luz

Comentários